quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tempo de Semeadura

Gen. 8:20-22
20 E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
21 E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

1. Não se deixe enganar, Gal 6:7-10 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer bem, porque há seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

2. Semente e dada Segundo o seu fruto, Gn 1:11,12 11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. 12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

3. Plante com fé, sem olhar as circunstâncias, Ec 11:4 4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

4. Plante o que lhe faz falta, Fil 4:19 19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

5. Deus deseja que sejamos bem sucedidos, Deut 8:18 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.

6. Prosperidade vem para o generoso, Prov 11:24,25 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.

7. Transferência da bênção, Ec 2:26 26 Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão.

Perigos dos Dias de Noé

Mateus 24
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Introdução: O nome Noé significa Descanso.

1. O Perigo de estar em Folga
a. Preocupado com divertir-se
b. Fica a vontade
c. Ausência de vigilância

2. O Perigo de estar Entretido
a. Com Comida (Bem Estar)
b. Com Bebida (Prazeres)
c. Com Casamento (Compromissos Assumidos)
d. Com Davam-se em Casamento (Compromissos Assumidos para você)

3. O Perigo da Falta de Percepção
a. Idéia
b. Intuição
c. Operação da inteligência

4. O Perigo de não crer no Pregador, 2Pe 2:5
a. Falta de credito a alguém da família
b. Falta de credito a seu vizinho
c. Falta de credito a um enviado de Deus

5. O Perigo de perder a Oportunidade
a. A Oportunidade de Crer
b. A Oportunidade de se Salvar
c. A Oportunidade de Viver um Novo Tempo de Deus

Assim estão estes dias, que farás?

Tendo Dado Graças

1 Coríntios 11
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Por que Jesus deu graças?

1. Pela provisão do Resgate, Gen. 22:8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
2. Pela provisão da Vida, Jo 6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
3. Pela provisão da União do Corpo, Jo 17:21-23: 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

A Perfeita União
Lucas 6: 13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

1. Pescadores – Pedro, Tiago, André e João
2. Viajante - Natanael
3. Coletor de Impostos – Mateus
4. Carpinteiro – Tomé
5. Publicano – Mateus