quarta-feira, 16 de abril de 2008

4 MARCAS DA CANAÃ

I. A Marca IGREJA (ekklesia)
1. A Igreja é um Edifício Espiritual, 1Co 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
a. Base
b. Estrutura
c. Cobertura

2. A Igreja é um Corpo Espiritual, Rom 12:5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
a. Cabeça (Cristo)
b. Tronco (Igreja coletivamente)
c. Membros (individual), cada um com uma operação distinta. Rom 12:4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 1 Cor 12:12-27

3. A Igreja é uma Família Espiritual, Efe 2:19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
a. Mesmo Pai, Efe 4:6
b. Mesmo Sangue, Col 1:20
c. Mesma Fé, Efe 4:5

II. A Marca EVANGÉLICA (euaggelion) Boas Novas
1. Palavra de Boas Novas, Rom 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
a. Salvação
b. Edificação
c. Milagres (qual reporte você vai crer?)

2. Evangelismo (Levando as Boas Novas), At 1:8
a. Jerusalém
b. Samaria
c. Judéia
d. Confins da terra

3. Obras de Cristo, Lucas 4:18, 19 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.

4. Poder, Rom 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

III. A Marca MISSIONÁRIA (missionem) Ato de Enviar
João 17:18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.
1. Origina da palavra grega (Apóstolos) mensageiros
2. Enviados pelo Espírito Santo, At 13:2-4 2Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
3. Enviados para confirmar na fé, Atos 15:27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas.; Filipenses 2:25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades;
4. O Compromisso, Romanos 10:15 E como pregarão, se não forem enviados?

IV. A Marca Canaã (Planície) Terra da Promessa
1. Leite e Mel (Alimento e doçura)
a. O Mesmo Alimento, 1 Cor 10:3
b. A Doçura da Comunhão, Sal 133:1

2. Desafio da Conquista
a. Fontes Superiores
b. Fontes Inferiores

3. Promessa do Avivamento
a. Filhos, velhos e jovens – profecias, sonhos e visões, Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
b. Céus abertos,
· Presença do Senhor e seus anjos, Jo 1:51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
· Visões de coisas sobrenaturais, Ap1:10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o �s sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. 12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, 13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido ã altura do peito com um cinto de ouro; 14 e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.
c. Adoração Intensa
· Adorando em espírito e em verdade, João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
· Adoração com Arma, 2 Cor 10: 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento ã obediência a Cristo;
· Adoração Eterna, Apo 5: 11E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.

Nenhum comentário: